criminalidade

Santa Maria registra queda de 57% no número de assassinatos em janeiro

18.429

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maurício Barbosa  (Bei)
João Vitor Costa Flores, 19 anos foi o primeiro homicídio de 2021 em Santa Maria.  Ele foi encontrado com marcas de tiros, na Estrada Eduardo Duarte no Bairro Tomazzetti em 16 de janeiro 

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta quinta-feira, um estudo dos índices de criminalidade e todo Estado. Santa Maria foi classificada como a quarta cidade que registrou a maior redução no número de assassinatos em janeiro deste ano. A Polícia Civil contabilizou três homicídios, o que mostra uma queda de 57% se comparado ao mesmo período de 2020, que teve sete casos em 31 dias. No Estado, esse número teve uma redução 11,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice passou de 158 em 2020, para 140 este ano. O resultado é o menor já registrado desde 2007, quando houve 138 homicídios

Susepe apreende tubos de cola recheados de drogas

Nove das 10 cidades que tiveram queda fazem parte da estratégia de foco territorial determinado pelo programa RS Seguro. Outra evidência das ações executadas com base no acompanhamento realizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) é o fato de que, em 17 dos 23 municípios do RS Seguro, houve retração ou estabilidade no total de vítimas no mês, na comparação com janeiro de 2020.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Reprodução


Em Santa Maria, até o penúltimo dia de janeiro, havia o registro de um homicídio. Porém, em um final de semana considerado o mais violento do mês, outras duas pessoas foram assassinadas.

- Nós esperamos que essa tendência de queda nos números se concretize no decorrer de todo o 2021. Os altos índices de elucidações e prisões também contribuem na redução dos índices criminais, principalmente nos homicídios - explica o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública informou que, em janeiro de 2020, em Santa Maria, aconteceram oito homicídios. Número que diverge dos dados repassados pela DPHPP que contabiliza sete assassinatos. Em contato com a assessoria de comunicação da secretaria, foi informado que os dados do observatório de segurança do Estado são atualizados diariamente conforme o andamento das investigação. Segundo eles, o que pode ter acontecido na diferença dos números, é fato de um caso não ter sido registrado como homicídio possa ter mudado ao longo da investigação.

LATROCÍNIOS
Assim como os homicídios, os roubos com morte no Estado também mantiveram, em janeiro, a tendência de redução verificada nos últimos dois anos. O número de latrocínios caiu de cinco no primeiro mês de 2020 para quatro este ano, o que representa retração de 20% e o menor total desde 2008, quando houve três casos. Um desses casos foi registrado em Santa Maria, que diferente do ano passado, em 2021 registrou um latrocínio no primeiro mês.

Autor confesso de assassinar freira é indiciado por homicídio duplamente qualificado

Na avaliação de autoridades das forças de segurança, os principais fatores que explicam a tendência de redução verificada ao longo dos últimos dois anos estão a intensificação nas ações de patrulhamento ostensivo pela Brigada Militar e a investigação qualificada pela Polícia Civil, com resultado em mais de 90% de índice de resolução desse tipo de delito.

FEMINICÍDIOS E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Após encerrar 2020 como o segundo ano consecutivo de redução nos feminicídios no Estado, as forças de segurança mantêm as ações de combate à violência contra a mulher entre as prioridades para enfrentar o desafio de mudança de cultura e construção de um ambiente de valorização e respeito a todas as gaúchas. Os dados de janeiro mostram que ainda há obstáculos a superar para ampliar o engajamento e a conscientização da sociedade. Não houve variação no número de mulheres assassinadas por motivo de gênero - foram 10 vítimas, mesmo número do mês do ano anterior. E o número de tentativas de feminicídios subiu de 23 para 31.

Fiscalização nas rodovias será intensificada no feriado de Carnaval

Em Santa Maria, o primeiro mês do ano não registrou nenhum feminicídio. O ano passado fechou com queda neste tipo de crime, com um feminicídio registrado, 2020 teve uma diminuição de 57% comparada a 2019, quando houve quatro casos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Número de furtos e roubos em Santa Maria caiu 60% em janeiro

Próximo

Estradas gaúchas terão reforço na fiscalização no feriado de Carnaval

Polícia/Segurança